Pesquise

Entenda a Região


Lupa Close

A charmosa Região de Visconde de Mauá encanta



Localizada entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, a Região de Visconde de Mauá é composta por três vilas, divididas entre os municípios de Resende, Itatiaia e Bocaina de Minas. A partir da Rodovia Presidente Dutra é possível admirar a Pedra Selada, que, junto com o ico das Agulhas Negras, é considerado um dos cartões postais. 

O Núcleo Colonial Visconde de Mauá, nome original da região, foi criado em 1908, depois que o visconde Henrique Irineu de Souza herdou de seu pai as terras que haviam sido concedidas pela coroa brasileira para exploração de madeira. A região passou a receber imigrantes europeus, em especial da Suíca, Alemanha, Áustria, Portugal, França, Espanha, Polônia, Hungria e Rússia. As primeiras pousadas são obra de algumas das famílias do velho continente que lá aportaram. Em 1916, o núcleo foi emancipado e, desde a fundação da comunidade hippie, nos anos 70, Visconde de Mauá tem recebido turistas em busca de descanso e belezas naturais. Primeira a ser criada, a Vila de Visconde de Mauá, concentra os principais serviços turísticos, incluindo lojas, restaurantes, central de informações, além de abrigar o Centro Cultural da Região. A Vila de Maringá é parte mineira e parte fluminense, cortada pelo Rio Preto, e reúne sofisticação e simplicidade. Aqui, estão localizados hotéis, pousadas, lojas de artesanato, bares, restaurantes, e a Alameda Gastronômica Tia Sôfia, um boulevard que atrai os amantes de um bom vinho ou chocolate quente. Para quem está em busca de contato com a natureza, a Vila de Maromba preserva a atmosfera do movimento hippie da década de 70 e reúne opções de artesanato, restaurantes e pousadas. Nas noites frias, a fogueira da praça é ponto de encontro dos turistas. Maromba é a primeira das três vilas a receber as águas límpidas que descem do Parque Nacional de Itatiaia e ostenta as mais belas cachoeiras da região, como a cachoeira do Escorrega, com um tobogã de 25 metros. Rios, cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas atraem turistas de todos os cantos do Brasil, que podem curtir a natureza sem abrir mão da sofisticação.

Mauá Brasil, por exemplo, fica em um dos pontos mais altos da Serra, estendendo-se por uma área de 43 hectares, com 15 chalés com enxoval Trussardi, banheira hidromassagem para duas pessoas, lareira, máquina de café expresso Illy e, em algumas das acomodações, sauna privativa e ofurô. Por sua localização privilegiada, a pousada oferece conforto e privacidade aos hóspedes, com estrutura que inclui jardins, restaurante de cozinha contemporânea, deck, piscina, sauna, bar, sala de massagem, fitness, quadra de tênis, heliponto e estacionamento. A região tem clima frio a ameno, chegando a temperaturas entre -2º e 13ºC no inverno. No verão é comum haver chuvas vespertinas, com variação entre 8 a 27 ºC. Independente da época do ano, é possível fazer trilhas em veículos off-road, cavalgadas, passeios até a Cachoeira da Fumaça, a maior corredeira do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

Fonte: http://revistaestilobb.com.br/visconde-de-maua/