Pesquise

Entenda a Região


Lupa Close

Mercado de Porto Seguro-BA recebe projeto “Chefs no Mercado”



Os conceituados chefs Mônica e Dalton Rangel, Don Fabrizio e Guga Rocha participam de ação em formato de cozinha show

O Mercado Municipal de Porto Seguro-BA recebe a 1ª edição do projeto Chefs no Mercado, com a participação de Mônica e Dalton Rangel, Don Fabrizio e Guga Rocha. A proposta do evento é oferecer à população local a oportunidade de reconhecimento dos produtores regionais e dos produtos comercializados no Mercado, além de estimular o turismo de experiência. A ação ocorre no próximo sábado, 7 de novembro, às 10h.

O Chefs no Mercado tem como proposta o conceito de cozinha show, com a execução de pratos sofisticados e o desafio de utilizar somente iguarias regionais, disponíveis no Mercado Municipal. Toda a ação ocorre em tempo real e a população poderá interagir com os chefs e acompanhar essa diferente e estimulante competição. A iniciativa faz parte do projeto Experiências no Mercado, que visa valorizar a cultura e diversidade da culinária local.

“A sugestão do evento Chefs no Mercado é a promoção desse grande equipamento que temos em Porto Seguro-BA: o Mercado Municipal. É crescente o interesse das pessoas em conhecer a realidade autêntica regional quando viajam e os mercados públicos são boas opções nesse perfil. Trata-se de um produto com grande apelo cultural dentro da proposta do turismo de experiência, frequentemente inserido em pacotes de viagens oferecidos pelas operadoras e agências de turismo”, destaca Beto Nascimento (Axé Moi), Secretário de Cultura e Turismo de Porto Seguro-BA.

Os Chefs

Mônica Rangel comanda desde 1994 o conceituado restaurante Gosto com Gosto, no Rio de Janeiro. Sempre atuante na área gastronômica, a chef é uma das juradas do Programa Cozinheiros em Ação, do canal GNT. Fundou a Associação Comercial Visconde de Mauá (ACVM) e concebeu o Concurso Gastronômico de Visconde de Mauá, que reúne cozinheiros locais e grandes chefs nacionais e internacionais.

Dalton Rangel é consultor gastronômico do Programa Hoje em Dia, da Rede Record, onde comanda o quadro Hora da Xepa. A sua paixão pela boa mesa nasceu desde cedo, ao acompanhar as receitas criadas pela mãe, Mônica Rangel, no restaurante Gosto com Gosto. Após várias experiências internacionais com chefs renomados, Dalton representou o Brasil em feiras e festivais gastronômicos, titulado de Chefs do Brasil, durante a Semana Internacional de Design em Milão, a mais importante do setor.

Giovanni Abbate, conhecido como Don Fabrizio, é italiano de Palermo. Filho e neto de chefs de cozinha, aos 9 anos trabalhou no restaurante da família e com 16 anos já era chef no hotel Sirenetta, na Sicilia. Chef e proprietário do restaurante Don Fabrizio em Arraial D’Ajuda (Porto Seguro-BA), é um dos chefs mais dedicados à cozinha moderna do Brasil. A culinária estabelecida por Don Fabrizio apresenta raí¬zes mediterrâneas, misturando e sintetizando os perfumes e as iguarias tropicais.

Guga Rocha é hoje um dos nomes mais celebrados da nova geração de chefs brasileiros. Com experiência em mais de vinte países, como Itália, Portugal, Espanha, Tailândia, Indonésia, Grécia, Canadá e França, Guga faz uma cozinha criativa, imprevisível, leve e rica em sabores. Fruto de sua contínua pesquisa da cultura nacional aliada a uma curiosidade pela diversidade e exotismo da gastronomia mundial. Atualmente, Guga é um dos apresentadores do programa Homens Gourmet, do canal FOX Life, e assinou o livro “Receitas para Pegar Mulher”, com dicas práticas para conquistar a parceira.

O Mercado

Localizado no centro da cidade, o Mercado Municipal de Porto Seguro-BA é o lugar ideal para quem procura todos os tipos de produtos frescos, inclusive regionais, frutas e até comidas típicas. É nele que se abastecem muitos hotéis, pousadas, restaurantes e bares locais, cujos chefs buscam produtos originais para compor suas receitas.

 

Fonte: http://novo.brasilturis.com.br/mercado-de-porto-seguro-ba-recebe-projeto-chefs-no-mercado/