Pesquise

Entenda a Região


Lupa Close

Região de Visconde de Mauá – RVM



Estabelecimentos Associados

A MAUATUR® deu o primeiro passo para a implantação da ‘Marca RVM’, voltada para prestadores de serviços turísticos associados, nos setores de espaços para eventos, meios de hospedagem, meios de alimentação, serviços de camping, equipamentos e serviços de entretenimento, comércio turístico e empresas de veículos de uso turístico. Para identificar os contemplados com a ‘Marca RVM’, basta observar a presença do adesivo, abaixo, em local de destaque no estabelecimento (ao lado da porta de entrada ou em outro local de grande visibilidade).
Você poderá também conhecer todos os estabelecimentos neste Portal Eletrônico Oficial da Região.



Selorvmlogo

Visconde de Mauá

Sublinhado titulo



Composta por parte de dois estados, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e três municípios, Resende, Itatiaia e Bocaina de Minas, a região tem como pano de fundo a Pedra Selada (visível da Dutra) e pelo Pico das Agulhas Negras (que faz parte do Parque Nacional do Itatiaia). Para facilitar a localização, a região foi dividida em três vilas:  a Vila de Visconde de Mauá, a Vila de Maringá e a Vila de Maromba.



A Região tem em seus arredores um conjunto de Vales e Vilas que despertam sensações incomparáveis de paz e tranquilidade emolduradas pela grandeza da serra e do verde das matas. As vilas bucólicas, com suas praças, igrejas e casarios antigos são verdadeiros cenários da vida rural. E em cada canto de toda essa paisagem, cortada por rios cristalinos, encontram-se cachoeiras e quedas d'água de triar o folego.



Vila Visconde de Mauá

Visconde de maua

A Vila de Visconde de Mauá, por ser a primeira vila criada, concentra boa parte dos serviços úteis ao visitante, como lojas e restaurantes. Além de abrigar o Centro Cultural da Região, onde são realizados eventos como a Feira de produtos orgânicos.

Vila de Maringá

Vila maringa

Situada nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, a Vila de Maringá é cortada pelo Rio Preto e reúne sofisticação e simplicidade. A localidade possui hotéis, pousadas, lojas de artesanato, bares e restaurantes, além da Alameda Gastronômica Tia Sôfia, um boulevar que atrai os amantes de um bom vinho ou chocolate quente.

Vila de Maromba

Maromba

Local de passagem para algumas cachoeiras, a Vila de Maromba ainda preserva a atmosfera do movimento hippie presente na região durante a década de 70 e reúne opções de artesanato, restaurantes e pousadas.  Nas noites mais frias, a fogueira da praça é um local de encontro de pessoas para se aquecer e trocar conversas.

Arredores

A Região tem em seus arredores um conjunto de Vales e Vilas que despertam sensações incomparáveis de paz e tranquilidade emolduradas pela grandeza da serra e do verde das matas. As vilas bucólicas, com suas praças, igrejas e casarios antigos são verdadeiros cenários da vida rural. E em cada canto de toda essa paisagem, cortada por rios cristalinos, encontram-se cachoeiras e quedas d'água de triar o folego.



História

Foi em 1908 que nasceu o Núcleo Colonial Visconde de Mauá, criado por Henrique Irineu de Souza, filho de Irineu Evangelista de Souza, Visconde que recebeu as terras da região em 1870 como concessão do governo imperial para exploração de madeira. Em 1916 o núcleo foi emancipado pelo presidente da república Venceslau Brás, que dá nome a principal rua da Vila de Visconde de Mauá.

O núcleo recebeu grande número de imigrantes de países europeus (como Suíça, Alemanha, Áustria, Portugal, França, Espanha, Polônia, Hungria e Rússia) atraídos pelo sonho de uma nova vida e pela semelhança da Serra da Mantiqueira com os Alpes do Velho Continente. Algumas famílias pioneiras foram responsáveis pela criação das primeiras pousadas.

Na década de 1970 vieram os adeptos do movimento hippie, que fizeram de Visconde de Mauá sua "comunidade alternativa". E, a partir dos anos de 1980, Visconde de Mauá se firmou como região turística, aprimorando sua infraestrutura e se tornando um dos polos mais visitados do Estado do Rio de Janeiro.

Natureza

Uma mistura ideal de clima de montanha, fartura de riachos cristalinos, hospitalidade calorosa e tranquilidade típica de vilarejos é o que faz de Visconde de Mauá um destino irresistível.  Tamanha riqueza ecológica inspirou o apelido "jóia rara da Mantiqueira". Devido ao uso responsável e sustentável dos recursos naturais, a mata atlântica é preservadas e aumenta a cada dia, com o apoio do setor turístico e dos órgãos ambientais.

Programação

Sublinhado titulo

TEMPORADA DE INVERNO 2018 - 21 de junho a 20 de setembro

Período do evento: 21 de junho a 20 de setembro 2018

Local: Região de Visconde de Mauá - RVM

A Região de Visconde de Mauá é um destino do jeitinho que a gente precisa, de fácil acesso,  com estrada pavimentada, que une a Rodovia Dutra a Região. Encravada na Serra da Mantiqueira, podendo ser encaixado em um fim de semana; E o mês de julho é a abertura de nossa Temporada de Inverno - período dedicado ao vinho e a gastronomia, onde celebramos o bem viver nos charmosos restaurantes e pousados da Região.

Acordar nas montanhas da Mantiqueira com a visão de um mar de nuvens na janela e raios de sol filtrados por ramos de araucárias, sentir a grandeza da serra e do verde das matas. As vilas bucólicas, com suas praças, igrejas e casarios antigos são verdadeiros cenários da vida rural. E em cada canto de toda essa paisagem, cortada por rios cristalinos, encontram-se cachoeiras e quedas d'água de tirar o fôlego.

Essa época do ano é perfeita para quem gosta de curtir um friozinho e noites em frente à lareira, um bom vinho e boa companhia. E para alegrar a alma diversas atrações culturais e naturais,  que já fazem parte das atividades culturais e turísticas da região durante o inverno: escutar uma boa música na Club de Jazz ; visitar uma  mostra de artistas plásticos locais organizados pelo Centro Cultural;  passear pelo caminho das artes e conhecer os ateliês dos artistas locais; comprar nas lojinhas dos vilarejos com itens charmosos que você só encontra em Mauá.

As belas estradas da região são um convite para os amantes do Ciclismo.  As montanhas da Mantiqueira são um presente para aqueles que amam cavalgar.  Subir o pico da Pedra Selada e quando chegar ao cume... Sentir uma liberdade indescritível.    Para os amantes do Off Road, passeio passando pela vila de Mirantão, Vila de Santo Antônio passando pela estrada do Palmital com mirantes de até 1700 metros de altitude. É possível visitar as Cachoeiras do Paiol e Rio Grande em Santo Antônio. Para continuar a aventura, ir até a Cachoeira da Fumaça, maior corredeira do estado do Rio de Janeiro e Minas Gerais com mais de 2 km de extensão terminando com 200 metros de cachoeira, sendo cortada por uma estrada de ferro vinda das regiões de minério de Minas Gerais.

Visconde de Mauá é mesmo apaixonante!!!!!!

A TEMPORADA DA TRUTA & BEBA VINHO 2018 ACONTECERÁ ENTRE 31 DE AGOSTO E 30 DE SETEMBRO - EM BREVE A LISTA DOS PARTICIPANTES.

Visite a Natureza

Sublinhado titulo

Dicas

Sublinhado titulo

Roteiros

Sublinhado titulo

Esses roteiros são dicas de passeios que podem ser feitos com auxilio de guias, as empresas que oferecem este serviço são a Remorini e a T&T Adventures. E cavalgadas acompanhadas por guias Cavalgadas Ecológicas Fazenda Águas Claras e Cavalgadas Rent-a-Horse.