Maromba - Vale da Santa Clara – Maringá RJ

Passeio pelas principais cachoeiras da região, a do Escorrega possui um tobogã de cerca de 25 metros e diversas piscinas naturais, no Poção da Maromba é possível saltar de aproximadamente 7 metros de altura em um profundo poço de água natural.
Uma parada para apreciar e comprar o artesanato da região e conversar com os moradores da Vila de Maromba, que ainda conservam os ares e culturas dos anos 70.

A cachoeira Santa Clara é um dos principais cartões postais da região com uma enorme parede de pedra natural ideal para lindas fotos.
Subindo mais 3 km fica o Parque Ecológico Cachoeiras do Santuário, onde encontramos mais de 20 cachoeiras, de águas cristalinas dentro da mata nativa, com árvores centenárias, animais silvestres e flora exuberante, formando um belo cenário natural.

O piscicultura Truta Rosa é o principal criador de trutas da região, lá é possível conhecer sobre o processo de criação, pescar, degustar e até mesmo levar para casa.

Retornando para a Vila de Maringá RJ você encontrará restaurantes com cardápios variados e lojas para as necessárias lembranças da viajem. Não deixe de atravessar a ponte de pedestres sobre o Rio Preto e apreciar o lado mineiro de Maringá.

Subida da Pedra Selada e Vila de Visconde de Mauá

Localizada a 1755 metros de altitude, sendo o ponto mais alto da Região de Visconde de Mauá é ideal para quem quer ir as alturas, numa caminha de aproximadamente 3 horas é possível chegar ao cume onde avistará grande parte da serra da Mantiqueira e o Vale do Paraíba.

É sinalizada e bem demarcada, com 2,5 km de extensão em subida íngreme, pontos de parada e algumas quedas d’água. No retorno, uma parada estratégica na Vila de Visconde de Mauá para um delicioso almoço apreciando a gastronomia mineira e compras na Aldeia dos Imigrantes e lojas do local.

Trilha entre Maringá, Vale das Cruzes e Vale do Pavão

Para você que gosta de fazer caminhadas,saindo da Vila de Maringá temos uma linda caminhada até o Vale do Pavão,passando pelo Vale das Cruzes.

Nesta caminhada você verá lindas paisagens e passará por dentro de duas florestas selvagens.
Ela tem cerca de duração de 1 hora e 30 minutos.

Caso queira estender a caminhada,quando chegar no Vale do Pavão,andando mais 1 hora e 30 minutos aproximadamente,você poderá esticar até o Poço do Marimbondo.
Mas saia cedo,é uma caminhada longa. Na volta você poderá descer o Vale até o fim e voltar pela estrada principal.

Vale da Alcantilado - Vila de Maringá RJ

No Vale do Alcantilado, além dos Rios e cachoeiras é possível visitar o Museu 2 rodas, uma coleção particular adquirida em mais de 30 anos.
São cerca de 90 veículos em exposição de marcas como Harley Davison, Triumph, Moto Guzzi, Piaggio entre outras. Bem ao lado fica o Parque das Corredeiras que é diversão certa, para adultos e crianças.

Na hora do almoço, a Vila de Maringá de Minas é uma opção certa. A Alameda Tia Sofia com seus inúmeros restaurantes, bistrôs e cafés serve a todos os paladares.

Para fazer a digestão uma caminhada entrando nas lojinhas de artesanato, lembranças, chocolates, velas, e muito mais, tudo para completar o dia antes do retorno a pousada para um merecido descanso.
Não deixe de atravessar a ponte sobre o Rio Preto e apreciar o lado fluminense de Maringá.

Roteiro Off Road

Para os amantes do Off Road, passeio passando pela vila de Mirantão, Vila de Santo Antônio passando pela estrada do Palmital com mirantes de até 1700 metros de altitude.
É possível visitar as Cachoeiras do Paiol e Rio Grande em Santo Antonio.

Para continuar a aventura, vá até a Cachoeira da Fumaça, maior corredeira do estado do Rio de Janeiro e Minas Gerais com mais de 2 km de extensão terminando com 200 metros de cachoeira, sendo cortada por uma estrada de ferro vinda das regiões de minério de Minas Gerais. Cachoeira para contemplação.
Não deixe de contratar um guia com equipamento 4x4.

Vila do Mirantão – Cachoeira da Prata

Delicioso passeio por uma estrada de terra bucólica com lindas paisagens, chegando na vila de Mirantão, vilarejo local com características da cultura mineira, é possível parar em antigas mercearias e comprar queijos e doces feitos nas fazendas da região.

Logo após a vila encontra-se a cachoeira da Prata, localizada dentro da propriedade da Dona Palmira onde também é possível degustar uma deliciosa comida caseira feita na cozinha de sua casa e servida ali mesmo, uma experiência maravilhosa.