História

Suíços, Alemães, Austríacos, Portugueses, Franceses, Espanhóis, Poloneses, Húngaros, Russos. Faz Tempo que nossa belíssima natureza atrai gente de todo o mundo.

Na língua dos puris, índios que habitavam esta região, mantiqueira significa “terra onde nascem as águas". Foi neste paraíso ecológico que nasceu também o Núcleo Colonial Visconde de Mauá, para onde vieram a partir de 1908 milhares de imigrantes europeus atraídos pelo sonho de uma nova vida e pela semelhança desta serra encantada com os Alpes do Velho Continente.

Algumas das famílias pioneiras, hoje tradicionais em nossa região, foram responsáveis pela criação das primeiras pousadas. Gerações de visitantes desafiaram as dificuldades de subir a serra nas décadas seguintes - muitas vezes em lombos de burros ou carros de bois - para descobrir este cenário mágico.

Na década de 70 vieram os hippies, que aqui fizeram uma comunidade alternativa. Mas foi só a partir dos anos 80 que Visconde de Mauá explodiu como região turística, aprimorando sua infraestrutura e se tornando um dos polos mais visitados.

Composta por parte de dois estados, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e três municípios, Resende, Itatiaia e Bocaina de Minas, a região tem como pano de fundo a Pedra Selada (visível da Dutra) e pelo Pico das Agulhas Negras (que faz parte do Parque Nacional do Itatiaia).

Para facilitar a localização, a região foi dividida em cinco vilas: a Vila de Visconde de Mauá, a Vila de Maringá, a Vila de Maromba, a Vila de Mirantão e a Vila do Campo Alegre.

Vilas e Vales

A Região tem em seus arredores um conjunto de Vilas e Vales que despertam sensações incomparáveis de paz e tranquilidade emolduradas pela grandeza da serra e do verde das matas.

As vilas bucólicas, com suas praças, igrejas e casarios antigos, são verdadeiros cenários da vida rural. E em cada canto de toda essa paisagem, cortada por rios cristalinos, encontram-se cachoeiras e quedas d'água de tirar o folego.

Roteiros

Esses roteiros são dicas de passeios que podem ser feitos com auxilio de guias, ou se houver disposição e conhecimento, sozinhos. As cavalgadas, acompanhadas por guias, podem ser contratadas junto as várias fazendas da Região.